terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A Onda

Jürgen Vogel à frente de seus alunos: experiência polêmica
Foto: Google Image

O título diz pouca coisa, mas este é um filme inteligente e provocador. Daqueles que provocam algo que não estamos mais tão acostumados: reflexão. O drama dirigido por Dennis Gensel (Die Welle, Alemanha, 2008) faz parte da nova safra de bon filmes europeus do momento. O ponto de partida é uma experiência de um professor, Rainer Wenger (Jürgen Vogel), que dá aulas para o ensino médio.
Considerado descolado pela moçada —— usa roupas modernas e camiseta dos Ramones ——, um dia ele é convidado a dar uma aula sobre autocracia, ou seja, ditadura. Para estimular o interesse dos estudantes, diz que em regimes desse tipo há sempre uma pessoa detentora da verdade e do poder, e que passa a controlar os outros.
Logo ele se vê na posição de líder, escolhe o uniforme do grupo (todas andam de camisa branca), fazem um gesto que os identifica e não aceitam posições contrárias. Não demora para o professor perceber que a experiência foi longe demais e que os alunos se entusiasmaram muito. E isso num país como a Alemanha, que tem Hitler e o nazismo em seu passado, é ainda mais forte. O roteiro foi baseado num fato real, a experiência The Third Wave, feita pelo educador americano Ron Jones em 1967 numa universidade da Califórnia. (Ronaldo Victoria)