quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Coração Vagabundo

Caetano Veloso durante passeio por Tóquio
Foto: Google Image

O documentário dirigido pelo jovem cineasta Fernando Grostein Andrade (meio-irmão de Luciano Huck) surgiu como uma encomenda de Paula Lavigne, ex-mulher e para sempre empresária de Caetano Veloso, de documentar os bastidores da turnê do músico por Brasil, Estados Unidos e Japão, durante o lançamento do CD A Foreign Sound, em que gravou apenas músicas americanas.
Terminado o trabalho, ficaram 60 horas de material gravado, resumidos em apenas 60 minutos que foram para o cinema e agora o DVD. Por ter sido um material encomendado, não há como cobrar que o conteúdo seja questionador a Caetano, dono de um ego talvez ainda maior que seu talento.
Parece haver dois Caetanos, o "mala-sem-alça" que se mete a dar palpite em tudo, e o compositor brilhante. O filme mostra o artista em sua plenitude, mas também retrata alguns instantâneos bacanas, como a reverência dele a uma fã no Japão e a resposta a Hermeto Paschoal, que o criticou quando ele disse que e a música americana era a melhor do mundo. Interessante também é uma cena particular com Paula, sempre controladora, que dá a entender por que o casamento. E fãs famosos como Pedro Almodóvar, Gisele Bündchen, David Byrne e Regina Casé contribuem com a tietagem. O DVD duplo traz o show gravado no Baretto, em São Paulo. (Ronaldo Victoria)