segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Um Lugar Chamado Brick Lane

Tannishtha Chatterjee: de Bangladesh para Londres
Foto: AllMovie Photo
Demorou dois anos para chegar aqui o drama (Brick Lane, Reino Unido, 2007) dirigido por Sarah Gavron, inglesa especialista em documentários. O título nacional força uma semelhança com a comédia romântica Um Lugar Chamado Notting Hill, mas o clima é outro. Brick Lane é um bairro de Londres que recebe boa parte de imigrantes asiáticos e pouco tem de romântico, pelo menos à primeira vista.
Para lá vai Nazneen (Tannishtha Chatterjee), que troca sua Bangladesh natal por conta de um casamento arranjado com um homem bem mais velho, a quem nunca viu. As primeiras cenas mostram a despedida dela da irmã mais jovem, que fica no país. Depois vemos Nazneen já ambientada (em parte, claro) em Londres. O roteiro evita o lugar-comum de retratar o marido, Chanu (Satish Kaukish), como um ditador. Mostra os dramas do casal, que perdeu o primeiro filho, um menino, e tem duas meninas. Pela cultura ancestral, é um fardo para eles terem apenas mulheres.
Com o tempo, acontece um envolvimento dela com Karim (Christopher Simpson), jovem e bonito. Nazneen fica dividida entre ficar com ele ou acompanhar o marido, que deseja voltar a Bangladesh. O final talvez não seja o que se espera.