sábado, 7 de novembro de 2009

Sinédoque Nova York

Samantha Morton e Hoffman em cena: confusão "cabeça"
Foto: Google Image
Famoso como roteirista de filmes como Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, Quero Ser John Malkovich e Adaptação, Charlie Kaufman faz sua estreia na direção com esse filme. Nele, coloca mais uma vez em cena todas as suas características, ou seria melhor dizer, as suas esquisitices.
Os personagens são todos bastante estranhos, assim como as situações em que vivem. Kaufmann também usa e abusa do surrealismo, da troca de personagens no meio da trama e sem dar a mínima para as convenções de tempo e espaço. Claro que o espectador fica confuso, mas ele parece acreditar que a aura de filme “cabeça” pode compensar o desconforto. Não pode.
A história começa falando de um escritor vivido por Philip Seymour Hoffman que começa a adoecer. Nisso a trama passa a dar vários pulos, o personagem passa a ser vivido por outros atores (e atrizes), até que se perca de vez a noção. O ótimo elenco feminino (Michele Williams, Samantha Morton, Catherine Keener, Dianne Weist, Emily Watson) acaba tendo pouco o que fazer. (Ronaldo Victoria)