sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O Visitante

Richard Jenkins e Hiam Abbas: amor e tolerância
Foto: AllMovie Photo

É um filme belíssimo, a respeito de um sentimento infelizmente em baixa nos dias de hoje: a tolerância. Por sua atuação no papel principal, Richard Jenkins, que antes só era coadjuvante em comédias como As Loucuras de Dick e Jane e Quem Vai Ficar com Mary?, surpreendeu e foi indicado ao Oscar de melhor ator. Merecidamente, aliás.
Jenkins vive o professor universitário Walter Vale, recentemente viúvo e que não acha muita graça da vida. Tenta aprender a tocar o piano da esposa, mas vende o instrumento. Um dia, ao dar uma palestra em Nova York, leva o maior susto ao entrar no apartamento que ocupa em temporadas. O local está ocupado por um casal: o músico sírio Tarek (Haaz Sleiman) e a artesã senegalesa Zainab (Danai Gurira).
Em vez de expulsar os "visitantes", ele os convida a ficar até arrumarem outro local. A convivência acaba abrindo novos horizontes para Walter. Um dia, porém, por conta de um simples incidente no metrô, Tarek é preso e ameçado de deportação. É a paranóia pós 11 de setembro dando as caras. De outra cidade vem a mãe do rapaz, Mouna (Hiam Abbass) para tentar defendê-lo. Entre eles nasce uma bela relação. Imperdível. (Ronaldo Victoria)