domingo, 22 de novembro de 2009

Lua Nova

Kristem Stewart e Robert Pattinson no segundo episódio da série
Foto: AllMovie Photo
Quem ainda não entende o fascínio que a série baseada nos livros de Stephenie Meyer exerce sobre os adolescentes (principalmente as garotas), vai entender menos ainda as filas enormes nos cinemas. A autora tocou num ponto sério da juventude, o desejo e ao mesmo tempo o medo do primeiro amor. Como todo mundo já deve saber, a série (são quatro livros, esse é baseado no segundo), fala sobre uma garota comum, Bella (Kristen Stewart), que se apaixona por um vampiro do bem, Edward (Robert Pattinson).
O primeiro acerto da autora foi tirar das criaturas sanguessugas a aura maligna e ligada a sexo. Também apaixonado, Edward evita sangue humano e não quer machucá-la. O que tem sido visto como uma metáfora sobre a necessidade de adiar a sexualidade. Por isso conta com apoio da geração mais velha.
Esta segunda aventura mostra como uma paixão vai se amadurecendo. Edward, preocupado com a amada, se afasta e fica observando a garota por telepatia. Enquanto isso, Jacob (Taylor Lautner), o amigo sarado e lobisomem da garota, se insinua. Mas o filme termina com uma frase marcante de Edward. Duvida que um ano depois todo mundo vai voltar? (Ronaldo Victoria)