segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Leningrado

Gabriel Byrne testemunha o horror da guerra
Foto: Google Image

Curiosa (e boa) opção nas locadoras de DVD, o drama de guerra é dirigido por um russo, Aleksandr Buravsky, falado boa parte do tempo na língua e até os créditos de apresentação são exibidos no alfabeto cirílico, vigente naquele país, o que reforça a curiosidade. O título da cidade que, hoje, com a queda do comunismo, voltou a se chamar São Petersburgo, não acontece à toa.
Tudo é ambientado lá, num dos episódios mais cruéis da Segunda Guerra Mundial. Engraçado (ou triste?) é que os americanos venderam heroísmo com filmes e livros sobre o assunto, mas quem encarou Hitler e os nazistas na marra foram mesmo os russos, naquele tempo ainda chamado de soviéticos.
A personagem principal, porém, é inglesa, a jornalista Kate Davis (Mira Sorvino), enviada ao local para fazer a cobertura. Lá ela descobre o lado mais duro do conflito, uma das decisões mais desumanas de Hitler, o cerco a Leningrado, que cortou o abastecimento de comida à cidade. São chocantes as cenas de gente, incluindo crianças, morrendo de fome. Gabriel Byrne também tem destaque como o chefe de Kate, que luta para resgatá-la do horror. (Ronaldo Victoria)