sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Jean Charles

Selton Mello e Vanessa Giácomo: brasileiros em trânsito
Foto: Google Image

Quem assiste a este drama baseado em fatos reais —— Jean Charles de Menezes, eletricista brasileiro radicado em Londres que foi morto em 2005 no metrô, confundido com um terrorista —— fica sem entender uma coisa. Por que diabos não foi o escolhido brasileiro para concorrer à indicação ao Oscar de filme estrangeiro, e sim o equivocado Salve Geral?
Afinal, o filme dirigido por Henrique Goldman, ele mesmo um brasileiro que vive na capital inglesa, não fica naquela lenga-lenga de bandido e violência, que ninguém aguenta mais. Ao contrário, fala de forma humana sobre Jean. O personagem é mostrado de um jeito doce e real, e a bela e comovente interpretação de Selton Mello só ajuda.
Goldman tem outra bela qualidade. Ao falar sobre uma pessoa real, ele não comete o erro de muitos cineastas nacionais, que fazem do filme algo como um samba-enredo na Sapucaí: ou seja, só louvam, só mostram pretensos heroísmos vazios. Jean Charles, na visão de Selton e do cineasta, é gente como a gente. Por isso mesmo, seu martírio, que acontece de forma tão tola, nos toca tanto. O elenco de apoio, com destaques para Vanessa Giácomo e Luiz Miranda, é outro ponto alto. (Ronaldo Victoria)