sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Frente a Frente com o Inimigo

Jonny Lee Miller: mensageiro da paz
Foto: Google Image

Se existe algum fator que possa atrapalhar a carreira deste suspense (Endgame, EUA, 2009) no formato DVD (já que nem foi exibido nos cinemas) é o fato de falar a respeito de um assunto que aos olhos do público já parece resolvido: o vergonhoso regime do apartheid na África do Sul. Mas o filme dirigido por Pete Travis (o mesmo do empolgante Ponto de Vista) conta como essa transição foi realizada. E por isso tem tudo para ser de fato atraente.
Tudo se passa nos anos 80, quando os negros ficam confinados em guetos como Soweto e Nelson Mandela ainda está na prisão. O roteiro mostra que a situação, de eminente guerra civil, incomoda também grandes corporações, como a Consolidated Gold. Ela envia um representante, Michael Gold (Jonny Lee Miller, primeiro marido de Angelina Jolie) a tentar um acordo de paz.
Pelos brancos, e lutando pelo fim do radicalismo, se coloca o professor de filosofia Will Esterhyse (William Hurt). Pelos negros fala o presidente do Congresso Nacional Africano, Thabo Mbek9 (Chiwetel Ejiofor). Interessante e bem resolvido. (Ronaldo Victoria)