quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Cavaleiros do Apocalipse

Ziyi Zhang e Dennis Quaid: em busca de assassinos rituais
Foto: Google Image

O tema desse suspense dirigido pelo sueco Jonas Akerlund (Horsemen, EUA, 2009) é bastante fantasioso. Boa parte da história fica difícil de engolir, e ainda mais se for levado em conta que parece um cópia do ótimo Seven. Afinal, há um psicopata a solta, assassinatos ritualísticos e com um tema definido, os sete pecados capitais naquele filme e os quatro cavaleiros (morte, guerra, fome, peste) nesse aqui.
O personagem principal é Aidan (Dennis Quaid), investigador de polícia designado para resolver os casos. Ao mesmo tempo ele precisa conciliar sua difícil vida pessoal, já que acabou de ficar viúvo e não sabe como lidar com os dois filhos órfãos de idades diferentes.
Logo que aparece a primeira vítima, uma mulher rica, descobre que uma das criminosas é a chinesa Kristin (Ziyi Zhang, de O Tigre e o Dragão e Memórias de uma Gueixa). Mas a surpresa é saber quem é o comparsa da moça.
Apesar do roteiro fraco, o filme apresenta um qualidade, que é abordar um assunto sério: o problema que pode resultar a falta de atenção dos pais, normalmente mais preocupados com o trabalho, que deixam os filhos soltos. (Ronaldo Victoria)