segunda-feira, 16 de novembro de 2009

2012

John Cusack encara as ameaças do fim do mundo
Foto: AllMovie Photo

Alguém ainda leva a sério previsões a respeito do fim do mundo? Nem Hollywood. A prova é esse filme de aventura-catástrofe, que estreou em grande circuito. A direção é do alemão Roland Emmerich, que parece ter se especializado em apocalipse, já que fez antes Independence Day e O Dia Depois de Amanhã.
O roteiro é inspirado (ou seria melhor dizer "pirado") numa profecia maia, já que a antiga civilização parou seu calendário em 20 de dezembro de 2012. Para dar uma sustentação científica, cria-se a teoria que os raios solares foram absorvidos em demasia e fizeram com que o centro da Terra funcionasse como um micro-ondas esse tempo todo. Vá acreditar!
Para solucionar o problema, o cientista do bem, Adrian (Chiwetel Ejiofor), tenta alertas as autoridades. Mas o ganancioso Anheuser (Oliver Platt) só pensa na construção de naves no pico do Himalaia para salvar quem pode pagar uma fortuna. Mas o herói é Jackson Curtis (John CusacK), escritor fracassado surpreendido pelos acontecimentos junto com a família. É tudo exagerado, barulhento, sem fazer muito sentido, mas a diferença é que não se leva muito a sério. Em várias cenas, o humor diz presente. Quem levar a sério dá prova de ranzinzice. A saída é curtir como se fosse um videogame, deixando os neurônios de molho. (Ronaldo Victoria)