sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Halloween - O Início

Tyler Mayne e Scout Taylor-Compton: fera a solta
Foto: AllMovie Photo

No ano da "ressurreição das bestas", em que pintaram refilmagens de clássicos do terror adolescente como Sexta-feira 13 e Dia dos Namorados Macabro, não podia faltar Halloween. Afinal, o primeiro filme, lançado há exatos 30 anos, em 1979, com direção do hoje cult John Carpenter, lançou a moda dos maníacos como Jason e Freddy Krueger.
Na produção original, o psicopata, chamado Michael Meyers, atacava já adulto. A refilmagem, dirigida pelo músico e cineasta nas horas vagas Rob Zombie, tenta explicar a gênese do malução. Michael é mostrado na infância como um garoto esquisito, interpretado por Daeg Faerch. Tem mãe prostituta, padrasto violento, irmã que o detesta. Ou seja, uma psicologia mais rasa possível.
Depois de matar quase toda a família inútil no Dia das Bruxas (só a irmã mais nova escapa), ele fica internado num hospício e vira um gigante assustador, vivido por Tyler Mane. Foge quando descobre a irmã, Laure (Scout Taylor-Compton, que grita o filme quase inteiro), "sem querer", o que é uma falha do roteiro. Malcom MacDowell, que fez Laranja Mecânica e é especialista em fazer piradões, está deslocado como o médico bonzinho. Para quem quer levar um sustinhos. E só. (Ronaldo Victoria)