segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Distrito 9

Sharlto Copley em ação contra extraterrestres em Johannesburgo
Foto: AllMovie Photo

Uma das maiores qualidades —— apenas uma entre muitas —— da ficção científica dirigida pelo sul-africano Neil Blomkamp é a originalidade. Afinal, ele mostra os extraterrestres de uma maneira totalmente diferente da que já foi retratada pelo cinema. Antes os filmes exibiam os aliens ou como seres ameaçadores (A Guerra dos Mundos e O Dia em que a Terra Parou) ou gracinhas (ET e Cocoon).
No longa, produzido por Peter Jackson (da trilogia Senhor dos Anéis) eles são ao mesmo tempo vítimas e bandidos. Quase humanos, é possível dizer. A história conta que uma nave especial emperrou nos ares de Johannesburgo, o que fez com que os extraterrestres passassem a ocupar o Distrito 9, local afastado e caótico da cidade.
Lá eles sofrem todo tipo de preconceito, são chamados pelo apelido pejorativo de "camarões", e viram alvo de operação de remoção. Não é à toa que tudo isso aconteça justamente no país onde existiu o apartheid. Para resolver a questão, é designado o funcionário de uma multinacional, Wikus (Sharlto Copley), que acaba sentindo na pele o problema. Em cartaz nos cinemas, vale a pena ser descoberto. (Ronaldo Victoria)