terça-feira, 27 de outubro de 2009

Desonra

John Malkovich e Jessica Haines: drama familiar
Foto: Google Image

A maior curiosidade deste drama é ser baseado numa obra de J. M. Coetzee, escritor sul-africano que há seis anos ganhou o Prêmio Nobel de Literatura e ainda não é muito conhecido no Brasil. A direção é de Steve Jacobs (o título original é Disgrace, 2008) e traz no papel principal John Malkovich.
À primeira vista Malkovich não interpreta um personagem como aqueles com os quais está acostumado, já que é famoso pelo seu olhar cínico. Ao contrário, o professor David Lurie é um homem sério que vê ruir o chão abaixo de seus pés. Professor da Universidade de Cape Town, na África do Sul, ele se vê acusado de sedução de uma aluna e perde o emprego.
Vai morar na fazenda em que vive a filha, Lucy (Jessica Haines), mas um dia o lugar é invadido por três homens negros que batem nele e a violentam. O que se segue é uma reflexão de Coetzee sobre o mal-estar que ainda persiste no país após tantos anos de apartheid. Enquanto David quer denunciar os homens, a filha prefere o silêncio. É um drama maduro, ainda que o tom de frieza incomode um pouco. (Ronaldo Victoria)