sábado, 17 de outubro de 2009

13º Distrito - Ultimato

Cyril Raffaelli e David Belle: franceses em ação vertiginosa
Foto: Google Image

As más línguas dizem que o cineasta francês Luc Besson adoraria ser americano. Será? Os filmes dele não são nada o que se convencionou colar como esteréotipo do filme francês, cheio de papo-cabeça e com ritmo lento. Este, dirigido por Patrick Alessandrin, é a continuação de uma aventura dirigida por Besson há cinco anos. A trama é pra lá de movimentada, com cenas vertiginosas que nada ficam a dever aos filmes de ação americanos.
A história é ambientada em Paris, mas a cidade é mostrada de forma bem diferente daquela que a gente se acostumou a ver no cinema. Logo nas primeiras cenas, com uma edição belíssima, é mostrado o cotidiano do tal 13º Distrito, uma das áreas mais afetadas pela violência e que reúne, em sua maioria, imigrantes asiáticos. Por isso, é alvo da ação de políticos cosnervadores e xenófobos, que desejam isolar a área.
Contra esse estado de coisas, se une a dupla formada pelo punk Leito (David Belle) e o capitão de polícia Damien (Cyrill Rafaelli), que usam até parkour (a técnica de escalar paredes) entre suas habilidades. Algumas situações são bastante inverossímeis (em certas lutas, eles sozinhos batem em mais de 20 caras), mas isso não parece afetar o público que curte filmes de aventura. Tanto que alcançou uma das maiores vendagens para distribuição nacional em DVD. (Ronaldo Victoria)