quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Watchmen

Jackie Earl Haley interpreta o ambíguo Rorschach
Foto: AllMovie Photo

A série em histórias em quadrinhos Watchmen, escrita por Alan Moore, é considerada a Bíblia dos nerds. Os caras juram que a complexidade conseguida pelo autor com seus personagens chega ao nível de Shakespeare ou Dostoievski. Tanto que muita gente jurava que seria infilmável. E nos últimos 20 anos, pelo menos três cineastas quebraram a cara e decidiram adiar o desafio.
Nos cinemas o filme não fez o sucesso que se esperava e em DVD pode ter melhor sorte. Quem topou a parada foi Zach Snyder, com a bola em alta após o sucesso de 300. Com roteiro do próprio Moore em parceria com Dave Gibbons, o resultado é complexo e atingiu duas horas e quarenta minutos, talvez o principal motivo para ter afastado parte do público.
O diferencial dos tipos é sua ambiguidade: Comediante (Jefrey Dean Morgan), Rorschach (Jackie Earl Haley), Coruja (Patrick Wilson), Jupiter (Malin Ackerman) e tantos outros têm qualidades e defeitos. E há outro fato, certamente uma implicância: filmes com caras fantasiados e que se levam a sério demais não parecem "so boring"? (Ronaldo Victoria)