domingo, 6 de setembro de 2009

Up - Altas Aventuras

O escoteiro Russell e o velhinho Carl, parceiros por acaso
Foto: AllMovie Photo
Para os espectadores brasileiros, o novo desenho animado da Pixar (Up, EUA, 2009), dirigido por Pete Docter e Bob Peterson, pode ter um componente tragicômico, já que o personagem principal amarra balões na casa para fugir, algo que aquele padre paranaense fez (e se deu mal). Mas é claro que isso não impede o prazer de assistir o fime, em 3D e em cartaz em grande circuito.
O começo mostra o velhinho que embarca na aventura, Carl (dublado na fase adulta por Chico Anysio), ainda como um garoto tímido que encontra o amor de sua vida, Ellie. Eles logo se casam e a produção consegue o feito de condensar a vida toda do casal em poucos minutos, por meio de imagens e sem som. Eles trabalham a vida inteira, não têm filhos e Carl leva tempo demais para comprar uma passagem para o local de sonho dela, o Vale das Cachoeiras na América do Sul.
Rabugento por conta dos sonhos perdidos, Carl foge do destino que lhe tentam impor depois da viuvez (o asilo) da forma mais inusitada possível, mas não vê que na varanda da casa que voa está o escoteiro Russell, que vira seu parceiro. Delicioso para todas as idades. (Ronaldo Victoria)