terça-feira, 22 de setembro de 2009

Sob a Mesma Lua

Adrian Alonso vive um menino em busca pela mãe
Foto: AllMovie Photo

O gosto pelo drama, para os latino-americanos, não é apenas uma tradição cinematográfica mas cultural. É o tipo da afirmação generalizada que a gente pode fazer sem medo. Para os mexicanos, então, é de lei. O que comprova este filme, La Misma Luna (México, 2007), dirigido por Patricia Riggen.
Dirigir dramas como este e difícil, e a cineasta consegue caminhar na frágil linha que separa a emoção do patético, o que tornaria o resultado desastroso. Amor de mãe, outra peça de resistência de nossa cultura, é o tema chave. Rosario (Kate del Castillo) vive em Los Angeles como ilegal, sobrevive como empregada e deixou no México o filho de nove anos, Carlitos (Adrian Alonso).
Um dia a mãe dela, que toma conta do neto, morre e deixa o menino sozinho. Ele se lança na aventura de procurá-la. Consegue ajuda de Marta (America Ferrera, a Ugly Betty) para levá-lo aos Estados Unidos, mas o carro é detido e ele fica preso atrás do banco. Conhece Enrique (Eugenio Derbez), que se mostra carrancudo mas depois vira seu amigo, e finalmente encontra seu pai. Prepare seu lenço para o final. (Ronaldo Victoria)