terça-feira, 1 de setembro de 2009

Marco Zero

Chris Klein, Elijah Wood e Jon Bernthal: vidas destroçadas
Foto: AllMovie Photo
É provável que nas locadoras esse drama dirigido por Bryan Gunnar Cole (Day Zero, EUA, 2007) passe despercebido. Também, o título não ajuda e muito menos a capa desfocada com a silhueta dos três atores principais. Mas é uma bela surpresa, uma pequena jóia que merece ser descoberta.
O tema é o militarismo norte-americano, o envolvimento em tantas guerras que arrasta sem necessidade a vida de tantos jovens. Mais precisamente, a lei que permite a convocação de homens até 35 anos para lutar em casos de emergência. Assim, três amigos na faixa dos trinta acabam enredados nessa teia. Aaron (Elijah Wood, o Frodo de Senhor dos Anéis) é um escritor tímido que pouco viveu a vida. George (Chris Klein), advogado e casado, não se conforma com a possibilidade de ir para a guerra. E James (Jon Bernthal), é rebelde, sobrevive como taxista e vê na luta uma saída.
Há algumas passagens forçadas, como a briga que George arruma numa boate gay apenas porque entende que os homossexuais são dispensados. Mas nada que prejudique o bom resultado final. (Ronaldo Victoria)