sábado, 26 de setembro de 2009

Fale Comigo

Don Cheadle vive um radialista cheio de estilo
Foto: AllMovie Photo
É uma opção a ser descoberta nas locadoras, que fala, com graça e charme, de um artista americano de quem quase nada ouvimos falar (eu pelo menos nem sabia quem era): o radialista Ralph Petey Greene. A produção, dirigida por Kasi Lemmons (Talk to Me, EUA, 2007), mostra que a vida de Greene dá mesmo um bom filme. E deu.
Tudo se passa na virada dos anos 60 para os 70, o que acrescenta ainda mais estilo à história, por conta dos figurinos e maquiagem incríveis. O ótimo ator Don Cheadle encarna Greene usando aqueles ternos coloridíssimos de cafetão, enquanto Taraji P. Henson (indicada ao Oscar por Benjamin Button) é Vernell, sua namorada barraqueira e estridente.
Ex-presidiário, Greene convence o programador de uma rádio, Hughles (Chiwetel Ejiofor, outro bom ator) a lhe dar uma chance como locutor, mas de cara pisa na bola ao insultar o figurão de uma gravadora. Com o tempo, o convence de que o programa precisa ser mais descolado, além de apenas anunciar as músicas. E mostra que também sabia ser sério ao comover o público na noite do assassinato de Martin Luther King. (Ronaldo Victoria)