quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Duplicidade

Clive Owen e Julia Roberts: amor entre espiões
Foto: AllMovie Photo
O filme dirigido por Tony Gilroy (Duplicity, EUA), o mesmo de Conduta de Risco, estrelado por George Clooney, reúne uma dupla de peso: Julia Roberts e Clive Owen, que já haviam trabalhado juntos no romance Closer – Perto Demais. Os dois têm química na tela, fundamental para este tipo de atração, como aqueles dos anos dourados de Hollywood, em que casais como Spencer Tracy e Katherine Hepburn, passam o tempo inteiro fingindo que se odeiam.
O mundo em que se passa a história é bem atual: a espionagem. Julia é Claire, ex-agente americana da CIA, enquanto Owen vive Ray, do britânico MI6. Nos novos tempos, eles se adaptam e atuam em duas multinacionais concorrentes.
O grande charme do filme é a inteligência, com uma trama que exige atenção do espectador. Não se assuste se em algum momento você ficar com a impressão de não estar entendendo direito. Tudo está ligado a uma fórmula disputada pelas duas empresas que teria o poder de restaurar cabelos. Tom Wilkinson e Paul Giamatti têm belos desempenhos cômicos como os chefões das firmas. No final, tudo se explica e fica difícil não aprovar. (Ronaldo Victoria)