terça-feira, 29 de setembro de 2009

A Conspiração

Chris Noth: a pergunta ainda não quer calar
Foto: Google Image

Nos anos 90, quando Oliver Stone dirigiu um filme sobre o presidente americano John Fitzgerald Kennedy, a obra foi exibida no Brasil com o título JFK, A Pergunta que Não quer Calar. Pois é, quase 20 anos se passaram e pergunta ainda rende bastante como matéria para o cinema. A prova é este drama (Frame of Mind, EUA, 2009), que volta a abordar o assassinato que mudou a história, em novembro de 1963, ainda que não como tema principal.
O roteiro fala sobre o detetive da polícia David Secca (Carl T. Evans, também diretor), insatisfeito e à beira de um estresse em Nova York. Ele procura nova vida ao lado da esposa, Jennifer (Arija Bareikis), e retorna à cidade natal, Carlstadt, em Nova Jersey. Ele custa a aceitar voltar à polícia, mas não tem outra alternativa.
Tudo muda quando encontra um misterioso rolo de filme 8mm numa antiga caixa de jóias. Logo fica claro que encontrou uma peça importante sobre a morte de Kennedy. E o misterioso Steve Lynde (Chris Noth, o Mr. Big da série Sex and the City) é a peça-chave do mistério. O resultado fica mais para o curioso do que para o brilhante. (Ronaldo Victoria)