quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Território Restrito

Harrison Ford e Alice Braga: fronteiras desumanas
Foto: AllMovie Photo
A imigração ilegal é o tema deste filme dirigido por Wayne Kramer (Crossing Over, EUA, 2009) e estrelado por Harrison Ford, astro que demonstra certo cansaço aos 67 anos. O problema maior deste tipo de assunto é conter um espinho indisfarçável, já que não se consegue evitar um viés político e sempre com um lado: a de que os países desenvolvidos (Estados Unidos à frente, claro) deixam qualquer traço de humanidade de lado quando se trata de defender suas fronteiras.
São várias histórias que se cruzam. Ford é Max Brogan, policial da imigração cujo caminho se cruza com a da mexicana Mireya (a brasileira Alice Braga). Há também a advogada Denise (Ashley Judd), cujo marido, Cole (Ray Liotta), é responsável pela concessão de vistos. Ele se envolve perigosamente com a bela australiana Claire (Alice Eve), que transa com ela em troca do Green Card.
A história que chama mais atenção é de Tashlima (Summer Bishill), filha de iraquianos, que em uma redação ousa tentar entender o ponto de vista dos terroristas islâmicos de 11 de setembro. O ato causa a deportação da família, de forma exagerada e desumana. O resultado, se não chega a ser brilhante, é bastante interessante. (Ronaldo Victoria)