sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Tempos de Paz

Tony Ramos e Dan Stulbach: defesa do poder da arte
Foto: Google Image
Entre os ex-diretores de novelas da Globo, Daniel Filho foi o único que conseguiu manter uma carreira no cinema e evitar a crítica (justa) de fazer na telona um arremedo do que faziam na telinha. Depois do enorme sucesso da comédia “Se eu Fosse Você 2”, ele retorna com esse drama em cartaz no circuito nacional. E a inspiração não vem da TV, mas sim do teatro.
É uma adaptação quase literal da belo espetáculo “Novas Diretrizes em Tempos de Paz”, de Bosco Brasil, que também escreve o roteiro. A sorte de Daniel é que a peça é realmente ótima, com uma grande carga de poesia e humanismo. Conta a história de um imigrante polonês, Clausewitz (Dan Stulbach), ex-ator que aporta ao Brasil em 1945, no fim da Segunda Guerra Mundial.
Encara um osso duro de roer na pele de Segismundo (Tony Ramos), agente da imigração que havia sido torturador de presos políticos na época do regime mais duro de Getúlio Vargas. O imigrante tem de enfrentar um desafio: terá de fazer o durão chorar em dez minutos para ganhar o visto. É uma história densa e rápida que se acompanha com prazer. No final há uma bela homenagens a europeus, principalmente poloneses, que vieram ao país e contribuíram para as artes, como o diretor Ziembinski, a atriz Berta Loran e o maquiador Eric Rzepecki. (Ronaldo Victoria)