quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Sexta-Feira 13 Bem-Vindo a Cristal Lake

Derek Mears (ao fundo) vive o psicopata mascarado
Foto: AllMovie Photo
Este ano tem sido o da ressurreição das múmias. E de malucos de todos os tipos. Além de “Halloween – O Início” e de “Dia dos Namorados Macabro”, o piradão Jason Voorhees, aquele da máscara e que ataca jovens no lago, ganhou outra vida. Feito de forma pretensiosa nos anos 80, o primeiro “Sexta-Feira 13” foi um sucesso inesperado e marcou uma geração de jovens assustados.
O problema é que os produtores não queriam mais “largar a rapadura”, como se dizia antigamente. O psicopata morria de formas cada vez mais diferentes, queimado, afogado, a machadadas, de todo jeito enfim, e sempre dava mais um suspiro para o próximo capítulo. Essa característica fez com que virasse piada e não horror.
Agora a série tenta retomar o início e convoca pelo menos um diretor acima da média, o alemão Marcus Nispel. O roteiro tem dois acampamentos, o primeiro com dois casais de jovens (morrem todos, claro), e o segundo envolve turma de mauricinhos e patricinhas, invadido pelo irmão de uma das vítimas sumidas. Os atores jovens não têm muito destaque, e Derek Mears vive Jason, sempre mascarado, claro. (Ronaldo Victoria)