quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Segredo de Estado

Lanvin, Vahina, Duvauchelle e Abkarian: caça a terroristas
Foto: Google Image
A luta contra o terrorismo (seu lado positivo e a exploração política) às vezes parece monopólio dos americanos, na vida real e no cinema. Tanto que quando se fala em agente secreto, muita gente pensa de cara na CIA. Pois esse thriller empolgante (Secret Defénse, França, 2008), dirigido por Philipe Haim, mostra como a França está envolvida, destacando o GGSE, grupo anti-terrorismo.
O roteiro escolhe os islâmicos como vilões (não se pode negar), mas não assume aquele tom de patriotada comum nas produções americanas. Ao contrário, mostra que a França deu motivos de sobra para ser odiada pelo Islã. A história envolve Alex (Gerard Lanvin), agente maduro que recruta a garota de programa Diane (Vahina Giocante) para participar do programa.
O alvo principal é o poderoso Al Barad (Simon Abkarian), que estaria preparando um atentado aéreo no dia 18 de junho, data símbolo por marcar vários acontecimentos trágicos. De outro lado, há Pierre (Nicolas Duvauchelle), traficante que na cadeia se converte ao islamismo e se oferece para ser homem-bomba. O roteiro tem várias reviravoltas e prende a atenção a cada minuto. (Ronaldo Victoria)