domingo, 9 de agosto de 2009

Pinóquio

Animação de Walt Disney completa 70 anos
Foto: Google Image
A versão que a Disney colocou recentemente no mercado, tanto para venda quanto para locação, é um luxo só: cheia de extras, com entrevistas e jogos para crianças de todas as idades. Lembra os 70 anos do lançamento original, quando Walt Disney começava a ser o gênio que se tornou. E aí a gente se pergunta: 70 anos, nossa, nem parece!
Tem coisas que parecem de hoje mesmo e essa parece ser mesmo a mágica da animação: como crianças de hoje podem aproveitar na boa algo que foi bom para seus avós. Claro que a técnica parece um pouco defasada para os dias de hoje, mas isso é o de menos, com uma história maravilhosa como essa. Outra coisa que a gente percebe é que não havia tanta preocupação com cenas que possam assustar as crianças, com algumas personagens bem sinistras, como o João Honesto, e a cena da baleia. O que mostra que a preocupação excessiva pode ser bobagem.
A história original vem de um italiano, Carlo Collodi, por isso que os nomes vêm dessa raiz. Influencia a arte e os costumes até hoje. O garoto robô que Spielberg retratou em Inteligência Artificial queria também queria encontrar a Fada Azul para virar menino de verdade. (Ronaldo Victoria)