sábado, 15 de agosto de 2009

O Contador de Histórias

Daniel Henrique e Maria de Medeiros: o menino e a fada
Foto: Google Image
O título do filme nacional em cartaz em grande circuito se refere a Roberto Carlos Ramos, mineiro hoje na casa dos 40 anos. Se contasse a própria história muita gente acharia que é ficção. Quem decidiu retratá-la nas telas foi Luiz Villaça, que a descobriu num livro e viu que podia dar certo ao fazer um teste com um público especial: os dois filhos que tem com a atriz Denise Fraga, que adoraram.
O público em geral também pode gostar muito. Villaça acertou ao escolher um tom de fábula para narrar a trajetória de Ramos. Nos anos 60, ele é deixado na Febem, que ainda era vendida pelo governo militar como a salvação para filhos de famílias pobres. Caçula de dez filhos, Roberto teria uma chance na vida, pensa a mulher.
O local, porém, já se revela tristemente um depósito de crianças. Roberto e é recapturado 132 vezes. Mas acaba despertando a atenção de uma socióloga francesa, que decide entendê-lo e aceitar suas má-criações. É como a história da fada que resgata o menino. A portuguesa Maria de Medeiros brilha no papel e Roberto é vivido em três fases por Daniel Henrique, Paulinho Mendes e Cleiton Santos. Não perca. (Ronaldo Victoria)