segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Bem-Vindo

Vincent Lindon e Firat Ayverdi: drama denso e humano
Foto: Google Image
Há muita ironia no título deste belo drama dirigido pelo francês Philippe Lioret (Welcome, França/Reino Unido, 2009), em cartaz em circuito nacional. O tema é a intolerância atual dos franceses principalmente, e europeus de maneira geral, contra os imigrantes vindos de países orientais e islâmicos. A ponto de lojas e supermercados recusarem atendimento. Neste cenário, o amor também não tem como acontecer.
Este é o drama do jovem Bilal (Firat Ayverdi), vindo da parte curda do Iraque. Ele fica na região portuária da cidade francesa de Calais, onde começa o Canal da Mancha. Seu sonho é chegar à Inglaterra para jogar futebol e encontrar a namorada. Mas precisa suportar horrores como ficar em caminhões de carga com um saco plástico na cabeça, já que os sensores atuais registram o gás carbônico expelido pelas pessoas.
A vida dele se cruza com a do professor de natação Simon (Vincent Lindon), que acabou de se separara da esposa, Marion (Audrey Dana). Ela tem atuação humanitária junto aos imigrantes e o acusava de indiferença. Simon acaba orientando Bilar numa missão impossível: atravessar o Canal da Mancha a nado. Denso e humano, merece ser descoberto. (Ronaldo Victoria)