sábado, 22 de agosto de 2009

Almoço em Agosto

Maria Cali e Gianni Di Gregório em cena da comédia italiana
Foto: AllMovie Photo
Comédia italiana simpática (para muitos uma combinação clássica), o filme faz sucesso nos cinemas de São Paulo. O segredo é sua despretensão, a curta duração (só 75 minutos) e o fato de contar como a criatividade para enfrentar a crise não é privilégio dos brasileiros. “Pranzo di Ferragosto” (Itália, 2009), o título original, tem também um olhar carinhoso sobre pessoas da terceira idade.
Quem escreve, dirige e atua é Gianni Di Gregório, também roteirista de “Gomorra”, drama que radiografa a máfia napolitana, e num tom totalmente diferente deste. Aqui ele conta, de forma despretensiosa, a vida de Giovanni, seu personagem, que está entrando nos 60 anos, sem trabalho e ainda não aposentado, e que mora num apartamento no centro de Roma com a mãe idosa.
Um dia o administrador cobra as contas atrasadas e diz que perdoa em troca de um favor: que Giovani tome conta de sua mãe velhinha. Logo um médico e outro amigo pedem a mesma coisa. Assim, ele passa a ser o comandante de uma curiosa república de coroas. Não acontecem fatos muito espetaculares, mas é um filme que se assiste sempre com um sorriso nos lábios. (Ronaldo Victoria)