domingo, 26 de julho de 2009

Inimigos Públicos

Johnny Depp em cena como o bandido John Dillinger
Foto: AllMovie Photo
Sabe aquelas vezes em que você sai do cinema e comenta com seu acompanhante (ou pensa, se foi sozinho): filmão, hein? É bem esse o caso desse drama vigoroso (Public Enemies, EUA, 2009) dirigido por Michael Mann, o mesmo de “O Informante”, “Colateral” e “Fogo Contra Fogo”, entre outros sucessos. Pelo currículo do cara, não há surpresa com o fato de ser bem dirigido.
Mas também tem ótimo roteiro, uma direção de arte luxuosa que recria a Chicago dos anos 30 com brilhantismo, e belamente interpretado. Afinal, Johnny Depp esbanja carisma na pele de John Dillinger, a francesa Marion Cottilard (após o Oscar por “Piaf”) brilha como Billie, a namorada do bandido; e Christian Bale (o novo Batman) faz o contraponto perfeito sendo Melvin Purvis, o agente da lei.
O filme conta a história de uma vida tornada lenda, a de Dillinger, que assim como outros bandidos da época (o casal Bonnie e Clyde, por exemplo), fez do crime a alternativa na época da Grande Depressão. Então, já sabe: não perca! (Ronaldo Victoria)