quarta-feira, 22 de julho de 2009

Frost/Nixon

Michael Sheen e Frank Langella: duelo de titãs
Foto: AllMovie Photo
Este filme fascinante, dirigido por Ron Howard, o mesmo de “Uma Mente Brilhante” e outros sucessos, poderia ser tema nos cursos de jornalismo. Sem contar que aborda muito bem o universo da política. O roteiro é do inglês Peter Morgan, baseado em peça de autoria. Autor de “A Rainha” e “A Outra”, Morgan é mestre na difícil arte de retratar pessoas reais sem parecer chapa-branca ou desrespeitoso.
A história começa nos anos 70, quando Richard Nixon (Frank Langella, que foi candidato ao Oscar) renunciou à presidência americana logo após o escândalo Watergate. Toda a imprensa queria uma entrevista exclusiva, mas quem consegue a honra é David Frost (Michael Sheen), apresentador inglês de programas de auditório.
Pouca gente entende, mas Nixon certamente pensava “engolir” o entrevistador. É o que acontece nas duas primeiras sessões, em que ele mal dá tempo de Frost fazer perguntas. Transforma o encontro em monólogo. Porém, contra todas as expectativas, o inglês vira o jogo de forma brilhante, assim como o resultado do filme. (Ronaldo Victoria)