sábado, 25 de julho de 2009

Arn - Cavaleiro Templário

Joakim Natterqvist interpreta o grande herói sueco
Foto: Google Image
Em alguns casos, vale fazer uma aposta arriscada nas locadoras. É o caso deste filme que parece mais um entre outros a falar de batalhas medievais e não tem nomes conhecidos no elenco. Além disso, é uma produção realizada na Suécia (“Arn- Tempelridarren”, 2007) e do cinema deste país, fora os dramas pesados do genial Ingmar Bergman, a gente conhece pouca coisa.
A história se passa no século 12, em pleno negror da Idade Média, onde a parte setentrional da Europa onde hoje está a Suécia era dividida entre clãs rivais. Surge o amor desesperado entre o corajoso Arn Magnusson (Joakim Natterqvist) e a bela Cecília Algotsdotter (Sofia Helin). Porém, feito Romeu e Julieta nórdicos, eles são de grupos inimigos.
A moça é levada para um convento governado por uma madre superiora cruel, que arranca o filho de seus braços minutos depois de nascer, mostrando como a Igreja Católica se aliou ao poder nesta época. Já Arn é enviado para as Cruzadas e consegue a pacificação. O personagem é real e considerado um dos maiores heróis da história sueca. (Ronaldo Victoria)