quarta-feira, 3 de junho de 2009

Jogo de Cena

Fernanda Torres com o diretor: exercício fascinante
Foto: Google Image
Mais que um filme, é um exercício intelectual fascinante. O que faz o diretor Eduardo Coutinho, especialista em documentários, é misturar a ficção com a realidade. A primeira imagem mostra um anúncio impresso num jornal convidando mulheres a contar suas histórias. Houve uma preparação prévia (a que o espectador não tem acesso) e os depoimentos são gravados num palco de teatro.
Os depoimentos começam e alguns são interrompidos para entrar uma atriz que todo mundo conhece (Andréa Beltrão, Fernanda Torres ou Marília Pêra), interpretando a história daquela mulher. Porém, no meio do processo, Coutinho deixa pistas falsas. Uma das histórias, e particularmente marcante, a da mãe que perde o filho e briga com Deus, é contada duas vezes. Qual é a mãe verdadeira e qual é a atriz?
Fica uma pergunta ainda maior: será que todas as mulheres que vemos são atrizes e só conhecemos três (Andréa, Fernanda e Marília)? O que é real e o que é fantasia? O diretor brinca com isso e não se pode acusá-lo, já que deu o nome de “Jogo de Cena” e ambientou tudo num teatro. Mas é uma brincadeira em que todo mundo sai enriquecido. Tente encontrar em DVD. (Ronaldo Victoria)