segunda-feira, 1 de junho de 2009

Foi Apenas um Sonho

Kate Winslet e Leonardo DiCaprio: felicidade ilusória
Foto: AllMovie Photo
Parece até provocação reunir novamente o casal romântico do filme mais visto de todos os tempos, “Titanic”, para um filme tão amargo. “Foi Apenas um Sonho” (o título original é “Revolutionary Road”, livro de Richard Yates) é muito triste, mas também brilhante e talentoso. E Kate Winslet e Leonardo DiCaprio têm performances belíssimas, comandados por Sam Mendes (diretor de “Beleza Americana” e marido de Kate).
Os dois vivem Frank e April Wheeler, casal que logo no início do relacionamento sente que algo se perdeu. Ela fica amarga porque não consegue realizar o sonho de ser atriz, enquanto ele tem casinhos passageiros com as secretárias da firma onde trabalha (emprego que, aliás, detesta).
Um dia inventam que venderão tudo e mora na Europa, fantasia que poderia dar sentido à vida sem sentido. Mas a realidade massacrante cobra seu preço. Kathy Bates participa como o vizinha e Michael Shannon, indicado ao Oscar de coadjuvante, é o filho maluco, o único que tem coragem de dizer o que pensa. (Ronaldo Victoria)