sexta-feira, 15 de maio de 2009

Terra Vermelha

Filme mostra complicada relação entre índios e brancos
Foto: Google Image
As primeiras cenas do filme dirigido por Marco Bechis mostram um barco seguindo por um rio enquanto na margem aparecem índios nus e com a aparência selvagem que esperamos deles, para encanto e deleite dos turistas. Então eles saem, vestem suas roupas e recebem o “cachê” da mulher que queria criar uma “atração”..
Só isso já mostra que o drama, co-produção com a Itália e que concorreu no Festival de Veneza, retrata como os índios no Brasil já não mais são reconhecidos e nem se reconhecem, o que é ainda pior. Rodado no Mato Grosso do Sul, região em que vivem os guarani-caiowás, já totalmente aculturados, tem participação de alguns atores conhecidos no elenco, como Matheus Nachtergaele e Leonardo Medeiros, mas são os próprios índios que vivem seus papéis.
A falta de intimidade deles com a representação faz com o que o filme seja mais interessante como documentário do que drama. Afinal é difícil ficar imune aos dramas daqueles que não resistem ao alcoolismo, e pior, dos adolescentes que preferem o suicídio. (Ronaldo Victoria)