terça-feira, 5 de maio de 2009

O Segredo do Grão

Hafsia Herzi durante a vibrante cena final
Foto: Google Image

Este filme merece ser descoberto, não apenas por seu lado exótico, mas humano. O diretor, Abdel Kechiche, é tunisiano, e conta uma história ligada aos imigrantes vindos de seu país e de outros do norte da África que sobrevivem na França. Parece uma produção dos tempos do neo-realismo italiano, já que boa parte dos atores não é profissional.
O personagem central é Slimane (Habib Boufares), que troca a vida dura no porto de Marselha, onde trabalhou muito tempo, pela aventura de abrir um restaurante típico. O prato principal é o cuscuz e o grão do título é o de semolina, usado pela culinária africana.
A tentativa de Slimane é difícil, por conta da burocracia e da sua família complicada. A cozinheira é sua primeira mulher, mas ele vive num hotel com a segunda, que tem uma filha, temperamental Rym (Hafzia Herzi). Na noite de inauguração acontecem vários imprevistos, mas o final tem um número de dança do ventre hipnótico com Hafzia. O ritmo é um pouco lento, o que talvez assuste alguns espectadores no começo. Mas compensa esperar para o final arrebatador. Para quem gosta de sair do lugar-comum cinematográfico. (Ronaldo Victoria)