terça-feira, 12 de maio de 2009

Caos Calmo

Nanni Moretti em cena com a garota Blu DiMartino
Foto: Google Image
O sentimento de perda foi retratado brilhantemente pelo italiano Nanni Moretti em “O Quarto do Filho”, com o qual ganhou a Palma de Ouro em Cannes há sete anos e fez sucesso em todo o mundo. Agora, apenas como roteirista e ator, e sob direção de Antonio Grimaldi, ele fala da mesma sensação, mas sob ângulo diferente, talvez até mais amargo.
Desta vez seu personagem, o executivo Pietro, encara a perda da esposa, que morre numa casa de praia enquanto ele salva uma mulher de morrer afogada. Sem saber o que fazer com a filha pequena, Claudia (Blu DiMartino), ele deixa de lado o trabalho para passar os dias num banco de praça em frente à escola da menina.
A nova condição o faz reavaliar a vida e as pessoas que estavam a sua volta e nas quais não prestava atenção, como o irmão galã, Carlo (Alessandro Gassman), e a cunhada neurótica, Marta (Valeria Golino). Há alguns defeitos, como uma cena de sexo forte e fora do contexto dele com Eleonora (Isabela Ferrari), a mulher a quem salvou. Mas fora isso o filme é brilhante em retratar algo expresso no título: como é difícil manter alguma espécie de calma em meio a esse caos nosso de cada dia. (Ronaldo Victoria)