segunda-feira, 13 de abril de 2009

O Equilibrista

Philippe Petit desfilou entre as torres gêmeas em 1974
Foto: Google Image

O filme dirigido pelo inglês James Marsh ganhou o Oscar de documentário e entrou em cartaz nas salas brasileiras na semana passada. É uma ótima opção, por retratar um personagem incrível: Philippe Petit, que em 1974 andou em cima de uma corda bamba esticada entre as torres gêmeas do World Trade Center.
O roteiro mistura os dois tempos, mostrando os preparativos da incrível aventura, enfim realizada a 7 de agosto de 1974, poucos anos depois de o complexo ser inaugurado. Mostra como ele e a sua equipe planejaram toda a operação, incluindo o uso de arco e flecha para estender o arame entre os dois prédios.
Petit conta que tinha fascínio pelas torres desde quando era adolescente e leu numa revista, na sala de espera de um consultório dentário, que seriam construídas. Antes do objetivo final, "atacou" a Catedral de Notre Dame, em Paris, e a Ponte da Torre, em Sidney. No dia em que caminhou pelas torres, foi e voltou oito vezes pelo percurso, a 400 metros de altura, fez mesuras para o público e parou o trânsito, claro. Tanto que foi preso ao descer. É emocionante o resultado, ainda mais por mostrar um símbolo destruído pelo terrorismo em 11 de setembro de 2001. (Ronaldo Victoria)