sábado, 18 de abril de 2009

Entre os Muros da Escola

Bégaudeaus e seus "anjinhos" na sala de aula
Foto: Google Image

Este filme francês sensacional deveria ser exibido em todas as escolas, por ser uma bela lição de como a educação anda podre e de que maneira pode melhorar. Dirigido por Laurent Cantet, "Entre Les Murs", seu título original, ganhou a Palma de Ouro, prêmio maior do Festival de Cannes no ano passado, e com toda a razão.
O roteiro é baseado é no livro do professor François Bégaudeau, também intérprete do personagem principal, que ganhou o nome de François Marin. Tanto autor como personagem dão aulas numa escola no subúrbio de Paris, em que estão matriculados na maioria filhos de imigrantes, quase todos africanos.
É uma classe correspondente a nossa sétima série, fase em que a rebeldia aflora, principalmente porque eles não são considerados pertencentes ao país. A família também não tem tempo para eles e a relação na escola é pautada por conflitos.
Além do roteiro ótimo, o filme tem como atrativo o fato de que alguns alunos citados pelo autor no seu livro fizeram eles mesmos seus próprios papéis, mas isso não foi deixado claro para protegê-los. Fica uma mistura fascinante de ficção e realidade e não há como não se interessar pelos dramas do agressivo Souleimane, da sofrida Zoumbha ou da dissimulada Esmeralda. Obrigatório. (Ronaldo Victoria)