domingo, 22 de março de 2009

Medos Privados em Lugares Públicos

André Dussolier e Laura Morante: ciranda de amores
Foto: Google Image
Existem muitos filmes considerados “cult”, aqueles não muito populares mas que têm um público que os adora Esse é muito “cult”. A prova é que estreou em julho de 2007 em São Paulo e ainda hoje está em cartaz numa sala do HSBC Belas Artes. Um ano e meio em cartaz e nem há previsão de quando vai sair.
O filme foi dirigido por Alain Resnais, um dos nomes mais famosos do cinema francês, com obras de vanguarda. O título nacional parece enigmático (o original em francês é bem mais simples, “Couers”, ou seja, corações), mas é a tradução literal da peça em que foi baseado, do inglês Alan Ayckbourn.
Se você está pensando, “ah, deve ser aqueles filmes franceses cabeça, em que se fala muito e se faz pouco, duros de entender”, um aviso: errou. O filme fala de seis pessoas, Thierry (André Dussolier), Charlotte (Sabine Azema), Daniel (Lambert Wilson), Nicole (Laura Morante), Lionel (Pierre Arditi) e Gaelle (Isabelle Carré). Eles moram no mesmo bairro em Paris, a vida desses seis “corações” se cruza em busca do amor e de uma cura para a solidão. (Ronaldo Victoria)