quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

O Guru do Amor

Mike Myers e Jessica Alba no pior filme do ano
Foto: Google Image
Enquanto não assiste ao filme vencedor do Oscar (“Quem quer ser um milionário”, ambientado na Índia), que tal ver aquele que ganhou o Framboesa de Ouro, prêmio dedicado aos piores do ano? “The Love Guru” (EUA, 2008), dirigido por Marco Schnabel e estrelado por Mike Myers, foi a grande sensação do troféu dedicado aos erros do cinema, com três prêmios: pior filme, pior ator e pior roteiro.
Ver filmes como esse pode ser uma grande diversão, para dar risada não dele mesmo, mas sim da pretensão, do ridículo, da total falta de graça. Afinal, dizem que chato é filme mediano, os interessantes são ou os muito bons ou os muito ruins. E “O Guru do Amor”, pode acreditar, é péssimo.
Em comum com o filme do Oscar só mesmo a ligação com a Índia. É lá que foi criado Maurice (Myers), que vira o guru Pitka e ajuda a dona de um time (Jéssica Alba) de hóquei e um jogador de hóquei a se entenderem nas finanças e no amor. É tudo sem noção, sem propósito, sem limite, com o mau gosto dominando cada cena. Até Justin Timberlake, que “se acha” o gostoso do século, está ridículo na pele de um jogador garanhão. (Ronaldo Victoria)