terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Violência Gratuita

Naomi, Pitt e Corbet: tortura psicológica sem limites
Foto: Google Image

É provável que em algum momento deste filme você possa se sentir tão incomodado que vai precisar dar um tempo. Aconteceu comigo. E é exatamente isso que pretende o diretor, o alemão residente na Áustria Michael Haneke. A fita, que tem como título "Funny Games U.S" (EUA, 2007), é uma refilmagem exata do original, realizado há 11 anos por Haneke na Áustria.
Tirando o fato de que é esquisito ter de refazer um filme apenas porque americano detesta ler legenda, o filme é uma nova chance para quem não conheceu o original. Mas uma oportunidade de ficar com os nervos em frangalhos.
Tudo começa com o casal Ann (Naomi Watts) e George (Tim Roth), acompanhado do filho Georgie (Devon Gearhart), indo de carro para a casa de campo. Eles ouvem música clássica, que de repente é interrompida por um heavy metal ensandecido.
É bem isso que acontece. O mundo calmo deles é invadido por dois malucos. Eles recebem a visita de dois rapazes aparentemente inocentes, Paul (Michael Pitt) e Peter (Brad Corbet), que dão início a uma tortura psicológica (os "jogos engraçados" do título) sem limites. Tem horas que é duro de ver essa obra provocante, polêmica e assustadora. Um conselho: não assista à noite. (Ronaldo Victoria)