sábado, 31 de janeiro de 2009

Uma Chamada Perdida

Shannyn Sossamon e Edward Burns: suspense sem clima
Foto: Google Image

Já falaram tanta coisa de celular, que provoca câncer ou que deixa bobo. Mas que mata é novidade. É o que acontece nesse filme de suspense, com título original de One Hear Call (EUA, 2008), dirigido pelo francês Eric Vallete na sua estréia em Hollywood.
Quem comanda tudo é um fantasma vingativo, que roga uma praga que se alastra pelos celulares. O telefone toca e a chamada cai. Quando o dono do aparelho vai olhar a tal chamada perdida, na sua caixa postal há uma mensagem para ele mesmo, de um futuro breve, com a hora de sua própria morte.
É uma adaptação de um original japonês produzido em 2003, chamado "Chakushin Ari", dirigido por Takeshi Miike. Esse que é o problema. O que fazia sentido dentro de um contexto oriental, fica com um clima ralo ao ser levado para um clima ocidental, com toda a necessidade de ter uma explicação racional.
A direção investe no óbvio, conduzindo a história de maneira preguiçosa e sem pique. Para complicar, os atores principais, Edward Burns e Shannyn Sossamon (ele está muito apagado e ela deveria mudar o sobrenome para "insossamon") não ajudam muito. (Ronaldo Victoria)