sábado, 17 de janeiro de 2009

Tyson, o Mito

Michael Jai White vive o lutador no auge da carreira
Foto: Google Image
Alguém ainda se interessa por Mike Tyson, o ex-campeão de pesos-pesados e ex-mordedor de orelhas? Este filme que saiu recentemente em DVD prova que nem tanto assim. Afinal, a cinebiografia do boxeador, dirigida pelo alemão Uli Edel e feita para a rede americana de TV a cabo HBO, foi realizada em 1995. Na verdade, o acréscimo "o mito" no título brasileiro só fazia sentido mesmo nos anos 90. Hoje, com a mesma tatuagem assustadora no rosto e o corpo obeso, Tyson parece uma caricatura.
Do ponto de vista cinematográfico, até que o filme tem qualidades e merece uma chance. Tyson, vivido por Michael Jai White, é mostrado como um jovem delinquente que é salvo das ruas por Cus D'Amato (interpretado por George C.Scott, que morreu em 1999), que vira seu pai adotivo e tenta ensiná-lo a úsar a fúria de forma positiva.
Essa é a questão priincipal referente a Tyson. Boa parte das pessoas parece que colocou nele o rótulo de vítima das circunstâncias. Acontece que quem, como ele, demonstra raiva demais e inteligência de menos, tem tudo para atrair gente com neurônios de sobra e ambição na mesma proporção. Como a ex-mulher, a atriz Robbin Givens, a candidata a miss que o acusou de estupro e o empresário Don King. Será que ele não colheu que que plantou? É a pergunta que resta. (Ronaldo Victoria)