domingo, 4 de janeiro de 2009

Trovão Tropical

Ben Stiller e Robert Downey Jr.: comédia sem limites
Foto: Google Image
Por pouco “Trovão Tropical” (Tropic Thunder, EUA, 2008), dirigido pelo ator Ben Stiller, não foi vítima da patrulha do politicamente correto, ou dos chatos de plantão. Nos Estados Unidos algumas associações tentaram organizar boicote contra a comédia, e até mesmo aqui se tentou algo do tipo. Caetano Veloso já disse que “para os americanos, branco é branco, preto é preto, e a mulata não é a tal.”. Pois bem, hoje lá não se pode mais definir as pessoas dessa forma.
Tudo porque o filme usas as expressões cego e retardado e não seus eufemismos. E ainda se faz piada sobre isso, ó fim dos tempos! Até fizeram movimentos para os que cegos não vissem o filme de Fernando Meirelles, “Ensaio sobre a Cegueira”, que na visão dessa turma deveria ser Ensaio sobre a Deficiência Visual. Só rindo mesmo.
Os roteiristas de “Trovão Tropical” fazem piada de tudo, porque riem deles mesmos. A história fala sobre as filmagens de uma fita de ação com este título nas selvas do Vietnã. Os astros são exemplos de neurose. Tugg (Stiller) é o ator de ação que tenta uma nova chance além da série que o consagrou. Jeff (Jack Black) é um cômico que deseja ser sério. Kirk (Robert Downey Jr.) é o vencedor de Oscar que até altera o pigmento original da pele para interpretar um negro. Gozação total com a classe em que a vaidade e a insegurança têm de conviver em altas doses. E há Tom Cruise irreconhecível na pele do produtor. Hilariante e imperdível. (Ronaldo Victoria)