segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O Dia em que a Terra Parou

Jennifer Connelly e Keanu Reeves: a cientista e o alienígena
Foto: Google Image
Este é o tipo do filme que se alguém lhe perguntar o que você achou, provavelmente dirá algo do tipo: “Ah, é bacana”, “É bem feito, a produção é de primeira”, ou então “Nossa, tem efeitos muito bons”. O filme dirigido por Scott Derrickson, com título original The Day The Earth Stood Still (EUA, 2008), é bem assim: a gente não encontra muitos motivos para criticar, mas também não dá vontade de elogiar.
Ele parece ficar mesmo na média, e filmes médios a gente esquece rapidinho. A história é conhecida, pois se trata da refilmagem de uma produção de Robert Wise de uns 50 anos. Conta o desembarque de uma grande esfera que cai no centro do nosso mundo (o Central Park em Nova York, claro, onde mais os americanos pensam que é o centro do mundo?).
Dela sai Klaatu (Keanu Reeves), o alienígena que conseguiu tomar forma humana porque há 80 anos veio à Terra para recolher material genético. Para estudar essa forma de vida, a cientista Helen (Jennifer Connelly) é convocada. Na verdade ele veio para nos salvar, já que o pessoal das outras galáxias anda preocupado com nosso comportamento autodestrutivo. Profunda a mensagem, não?
Keanu Reeves desta vez se sai bem, pois sua total falta de expressão é indicada mesmo para viver um ET. E Jacob (Jaden Smith, filho de Will Smith), o enteado da cientista, é forte candidato ao título de criança mais insuportável da história do cinema. (Ronaldo Victoria)