terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O Corajoso Ratinho Despereaux

Com orelhas enormes, Despereaux ignora o medo
Foto: Google Image
Alguém ainda precisa explicar melhor por que os ratos se saem tão bem na fita. Começando por Mickey Mouse, passando por Bernardo e Bianca, e chegando em Ratatouille, o fato é um só: os roedores, tão repulsivos na vida real, viram umas gracinhas nos desenhos animados.
Agora chega mais um, e ainda mais engraçadinho. Em The Tale of Despereaux (EUA, 2008), dirigido por Sam Fell e Robert Stevenhagen, em cartaz nos cinemas, o ratinho dá uma aula de bravura e bom caráter, como adianta o título nacional. Até exagera na dose, pois na comunidade em que Despereaux vive, o sentimento mais cultuado é o medo.
E ele mostra desde o berço que não tem receio de nada. Para complicar, em vez de roer os livros, gosta de lê-los, o que é considerado um absurdo. Por isso, é banido para um poço onde conhece a ratazana Roscuro, que toma conta do início do filme.
Quando eles se encontram, surge também uma princesa, também condenada a viver com medo. O roteiro passa uma sutil lição de respeito às diferenças, o que é muito importante. Para crianças de todas as idades. (Ronaldo Victoria)