quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

O Banheiro do Papa

Cesar Trancoso: luta pelo direito de sonhar
Foto: Google Image
É uma boa indicação para quem quer sair do lugar-comum. Um filme uruguaio, dirigido por César Charlone (fotógrafo de “Cidade de Deus” que foi candidato ao Oscar) e Enrique Fernández, e com o ponto de partida baseado num fato real. “El Baño del Papa” lembra a visita de João Paulo 2º a cidadezinha uruguaia de Melo, na fronteira do Rio Grande do Sul.
O lugar parece um pontinho perdido no mapa. Gente como Beto (César Trancoso) só tem como ocupação contrabandear mercadorias brasileiras para os armazéns locais, em cima de uma velha bicicleta. O sonho dourado dele é uma moto.
Porém, quando vem chegando a hora da visita do papa, ele e os vizinhos veem no fato uma possibilidade de ganhar uns trocados. Uma senhora faz tortas, outra arruma santinhos, e Beto tem uma grande idéia: construir em frente de sua casa um banheiro, esperando conseguir uma grana com os turistas brasileiros que, ele acredita, virão aos montes. O roteiro aborda gente simples, que sobrevive com dificuldade, mas nem pensa em cair na marginalidade. Pessoas que lutam pelo direito de sonhar com uma vida melhor. Será que vai dar certo e a visita do papa será um sucesso? Ah, não conto! Assista para descobrir. (Ronaldo Victoria)