quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Marley & Eu

Owen Wilson, Jennifer Aniston e o "pior cão do mundo"
Foto: Google Image
É bom começar o ano falando de um grande sucesso. E o filme dirigido por David Frankel, em cartaz nos cinemas, tem tudo para ser o fenômeno que foi o livro de John Grogan. Literariamente a obra de Grogan não tem nada de especial, mas retrata uma lei da escrita: escrever difícil é fácil, escrever fácil é que é difícil. Grogan escreve tão fácil que conseguiu ser lido até por quem não gosta de ler.
Outra coisa: lendo a gente descobre que qualquer vida, por mais normal que pareça, pode virar biografia, basta encontrar um “gancho”, como a gente chama no jornalismo. E Grogan fala como os cachorros mudam a vida da gente.
A transposição para tela respeitou o que o livro mostra, sem inventar. Owen Wilson e Jennifer Aniston têm a simpatia necessária para viver o casal John e Jenn. A história acompanha o casamento deles, a mudança para a Flórida, a escolha por um filhote (de cara a dona dos bichos alertou que era sapeca, pois custava menos), o “furacão” indisciplinado que Marley virou, comendo tudo pela frente e tendo ataques por causa de trovões. É uma comédia, mas o final dá uma forçadinha para provocar lágrimas.
Uma curiosidade: foram usados 20 cachorros de várias idades e sexos para ser o protagonista. O que aparece nas primeiras cenas foi dado pela equipe para Grogan que, depois de Marley, teve Gracie, uma labradora que era o oposto dela, calminha de tudo. (Ronaldo Victoria)